top of page

A utilização de jogos didáticos em sala de aula

Foto do escritor: biomolspacebiomolspace

Atualizado: 24 de fev. de 2021




Olá, tudo bem?



Hoje vou comentar sobre jogos didáticos, você, professor, fique atento na leitura deste post!




Sabemos que o professor não é visto mais como o detentor do conhecimento e então assume a posição de mediador no processo de ensino-aprendizagem e que também os métodos tradicionais de ensino, focados apenas na memorização dos conceitos, comprometem a aprendizagem dos alunos.


A utilização de ferramentas pedagógicas em sala de aula é um método para tornar o ensino dos conceitos científicos mais simples, aumentando-se assim a qualidade do ensino, o que proporciona aos alunos um ambiente muito mais atrativo. Tais ferramentas pedagógicas podem ser modelos, figuras, ilustrações, jogos educacionais e experimentação investigativa, no âmbito do ensino de ciências.


A utilização de jogos didáticos oferece as vantagens de ser de baixo custo para a aplicação, não necessita de equipamentos sofisticados ou auxiliares e o mais interessante é que podem ser utilizados em sala de aula.

Em relação aos alunos, os jogos didáticos são capazes de estimular a interação entre os colegas e o trabalho em equipe, despertar a curiosidade e motivação, promover discussões relacionadas ao tema da aula e contribuir para a construção do conhecimento. Já em relação ao professor, os jogos podem ajudá-lo a detectar os erros e dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem.


É preciso lembrar que o uso de jogos não deve ser a única maneira de ensinar um determinado assunto, muito menos utilizar os jogos como objetos de diversão sem um propósito relacionado ao ensino de um conteúdo. É uma prática bastante utilizada, com o objetivo de colaborar na aprendizagem de conceitos.



Uso de Jogos Didáticos na Área de Química



Recentemente, existem uma variedade de jogos que têm sido propostos para o ensino de Química no Ensino Médio. Por exemplo, um tema bastante discutido ´de forma complexa é acidez de compostos orgânicos e inorgânicos. Neste caso, utilizar um jogo relacionado à esse tema pode proporcionar um entendimento melhor do conteúdo abordado.


Clique no botão abaixo e confira outros exemplos de Jogos Didáticos para Ensino de Química:


Você que é professor, já utilizou algum jogo didático durante as aulas? Comente aqui!


Gostou deste conteúdo? Deixe seu like! Compartilhe com seus amigos! 🙂


Siga a página Biomol Space !


Alguma dúvida? Entre em contato biomol.space@gmail.com !



Referências Bibliográficas:


Focetola, P. B. M.; Castro, P. J.; Souza, A. C. J.; Grion, L. S.; Pedro, N. C. S. ; Iack R. S.; Almeida, R. X.; Oliveira, A. C., Barros, C. V. T.; Vaitsman, E.; Brandão, J. B.; Guerra, A. C. O.; Silva, J. F. M. Os Jogos Educacionais de Cartas como estratégia de Ensino em Química. Química Nova na Escola, v.34, p.248-255, 2012.


Santos, A. P. B.; Michel, R. C. Vamos Jogar uma SueQuimica?. Química Nova na Escola, v.31, p.179-183, 2009.

313 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Receba as atualizações por e-mail:

Obrigada por se inscrever!​

bottom of page