
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Estava avaliando e selecionando algumas questões para preparar uma lista de exercícios de vestibulares e encontrei uma questão bastante interessante que vou comentar aqui com vocês.
Vamos lá!
A questão é a número 14, que está na prova da Unesp 2022 - 1ª Fase (Prova de Conhecimentos gerais - Cursos da área de biológicas). Observação: Vamos analisar somente a questão 14.


A resposta para a questão é a alternativa B. A linguagem que predomina no artigo de divulgação científica é a acessível.
Tá, mais e daí? O que isso quer dizer e qual a importância disso?
Vamos pensar um pouco sobre a estrutura do artigo da questão e sobre o papel dos cientistas nesse contexto.
Os textos de divulgação científica têm o propósito de compartilhar informações, pesquisas e conceitos científicos para um público que pouco ou nada conhece sobre o tema abordado. Deste modo, são escritos por meio de uma linguagem que seja acessível para que o público então seja capaz de compreender.
Nota-se no artigo da questão 14, mencionada anteriormente, informações retiradas de pesquisas científicas e fatos que trazem um contexto e se entrelaçam em um discussão sobre o aprendizado rápido. Percebe-se que as informações científicas enriquecem o texto, porém ao compararmos com um artigo científico propriamente dito, temos uma clara distinção no que se refere à escrita, uma vez que os artigos necessitam de uma linguagem formal, rigorosa em detalhes e principalmente de uma densa carga de conceitos científicos e que portanto não colaboram para que leitores que não conhecem sobre o tema possam assimilar o conteúdo.
Surge então a necessidade de transformar esse conteúdo científico em algo mais simples de entender, ou seja, o papel dos cientistas vai muito além de suas pesquisas. Nesse contexto, a conversão da linguagem de conceitos específicos utilizados pela comunidade científica para uma linguagem acessível têm sido amplamente discutida, uma vez que é preciso combater as famosas fake news que têm sido compartilhadas a respeito dos mais variados temas, como por exemplo, as fake news sobre vacinas.
Portanto, cabe à comunidade científica mobilizar-se cada vez mais em busca de divulgar a ciência para a população e extrapolando ainda, uma questão de vestibular que trata desse tema reflete a importância de dialogar com os jovens sobre Ciência.
Termino este post com um convite/reflexão: Vamos trazer mais a Ciência para perto dos jovens?!
Referências:
Disponível em <https://cdn.blog.estrategiavestibulares.com.br/vestibulares/wp-content/uploads/2021/11/caderno-de-questoes-unesp-2022-biologicas.pdf>
Disponível em <https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/unesp2022_1fase.asp?img=01>
Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-divulgacao-cientifica.htm>
Comentários