
Olá, tudo bem com você?
Para estrear essa série de posts sobre Técnicas de Biologia Molecular, vou escrever sobre uma técnica que é super utilizada na área de biologia molecular : a eletroforese.
A eletroforese foi empregada pela primeira vez em 1937, pelo bioquímico Arne Tisélius. O objetivo central da técnica é separar macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas, os quais possuem tamanhos e cargas diferentes.
Como dito anteriormente, a eletroforese é uma técnica bastante utilizada na área de Biologia Molecular, seja em pesquisas científicas como em análises laboratoriais.
O princípio da técnica se baseia na migração de moléculas em função da aplicação de um campo elétrico.

A amostra é colocada em um gel, liga-se uma fonte que irá enviar a corrente elétrica, e então a amostra irá migrar. É possível separar as macromoléculas presente na amostra porque macromoléculas de tamanhos diferentes realizarão a corrida em velocidades diferentes. Macromoléculas maiores migram mais lentamente que macromoléculas menores. Para que seja possível verificar o tamanho, um padrão é utilizado em toda e qualquer corrida. Para visualizar as macromoléculas separadas, ou seja, as bandas que aparecem no gel, são utilizados corantes a depender do tipo de amostra que está sendo separada.
Já conhecia essa técnica? Você utiliza eletroforese em sua pesquisa ou trabalho?
Deixe seu comentário!
Gostou deste conteúdo? Deixe seu like! Compartilhe com seus amigos! 🙂
Siga a página Biomol Space !
Alguma dúvida? Entre em contato biomol.space@gmail.com !
Referências Bibliográficas:
Disponível em
<https://kasvi.com.br/o-que-e-eletroforese-e-qual-a-sua-importancia/#:~:text=A%20eletroforese%20%C3%A9%20muito%20utilizada,com%20tamanhos%20e%20cargas%20diferentes.> Acesso 02/02/2021.
Disponível em
<https://www.fciencias.com/2015/08/18/banco-de-imagens-cientificas-para-apresentacoes/> Acesso 02/02/2021.
Comentarios