top of page

Química: O que me fez realizar esse curso?

Foto do escritor: biomolspacebiomolspace

Atualizado: 16 de nov. de 2020

Hoje, dia 18 de junho, é comemorado o dia do profissional de Química.

Vou contar um pouco da minha história e dizer por que escolhi essa profissão.

Quando eu iniciei meus estudos no Ensino Médio, sabia que existia uma vontade enorme em estudar em uma universidade, mas eu ainda não tinha ideia de qual curso prestaria. Um colega de classe havia me emprestado um livro sobre Freud e psicologia, entretanto eu tentava ler e não me realizava, então diante daquela situação descartei que faria um curso de Psicologia.

Passava-se o tempo e eu não havia decidido, pensava naquelas disciplinas que eu mais gostava, Matemática, Biologia, História... Mas eu já permeava nas áreas das exatas e biológicas de forma mais profunda que na área das ciências humanas.

Até que em um determinado momento no terceiro ano do Ensino Médio, a professora de Química convidou a turma para participar da Olimpíada Regional de Química, promovido pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) da USP de Ribeirão Preto.

Essa Olimpíada tinha duas etapas, além de uma visita técnica para conhecer os laboratórios do departamento de Química da USP de Ribeirão Preto. A escola que eu estudava participou com um grupo de alunos e eu era uma das integrantes. Mesmo não vencendo os primeiras colocações na olimpíada, alcançamos o oitavo lugar. Independente da colocação, me senti extremamente encantada por ter tido contato com um laboratório de química (ressaltando que não tive aulas experimentais de química durante o Ensino Médio).

Estar na presença de um laboratório de Química foi o estalo que me fez pensar o quanto eu desejava trabalhar em um laboratório. Sendo assim, eu já havia decidido o curso que prestaria, era Química e assim prestei no vestibular o curso de Bacharelado em Química. Já na faculdade, eu pensava em aliar o meu gosto pelas ciências biológicas com a química, e desde então meu campo de atuação é bioquímica. Atualmente trabalho em laboratório, em uma interface que permite que eu veja química e biologia. E eu amo isso.

Posso dizer que foi fundamental conhecer um laboratório de química para a escolha do meu curso de graduação.

Você que pretende prestar vestibular ou Enem, deseja começar um curso em uma faculdade ou entrar em um outro curso, ou ainda que se pergunta sobre qual deve ser o seu caminho profissional, recomendo que comece a frequentar feira de profissões de universidades, conversar com profissionais dos cursos que mais chamam sua atenção, buscar oportunidades de vivenciar e estar de frente com a profissão relacionada ao curso de interesse, se possível realizar testes vocacionais, e esteja cercado de informações e experiências que possam te ajudar a decidir a realizar um curso e ser feliz com essa escolha, essas são dicas super importantes na hora de decidir por um curso de graduação.



Feliz dia do Químico!

29 visualizações0 comentário

Comments


Receba as atualizações por e-mail:

Obrigada por se inscrever!​

bottom of page